Contos Infantis – “A Galinha Ruiva”

Amigos e amigas,

Vou recordar aqui alguns contos infantis e contos de fadas inesquecíveis!!!

” A GALINHA RUIVA”

Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia, ela percebeu que o milho estava maduro, pronto pra colher e virar um bom alimento.
A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Pensando nisso que a galinha ruiva procurou seus amigos.

– Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo? – perguntou a galinha.
– Eu não, disse o gato. Estou com muito sono.
– Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
– Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.
– Eu não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.

Quem me ajuda a assar o bolo?
– Eu não – disse o cão.
– Eu não – disse o gato.
– Eu não – disse o porquinho.
– Eu não – disse o peru.
– Então eu asso sozinha – disse a galinha. – Cocoricó!
A galinha ruiva assou a farinha e com ela fez um lindo bolo.

Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno.
Quando o bolo ficou pronto… Aquele cheirinho bom do bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.

– Quem quer comer esse bolo? – perguntou a galinha.
– Eu quero – disse o cão.
– Eu quero – disse o gato.
– Eu quero – disse o porquinho.
– Eu quero – disse o peru.

Nessa hora a galinha ruiva disse:

– Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo?

Todos ficaram bem quietinhos, pois ninguém tinha ajudado.

– Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas, disse a galinha. Vocês podem continuar a descansar e ficar oLHANDO!

E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa e nenhum dos preguiçosos foi convidado.

Se queremos dividir a recompensa, devemos compartilhar o trabalho.

 GALINHAA Galinha Ruiva, é um famoso conto que atravessa gerações e é advindo do antigo folclore inglês.

Ele pode ser considerado a primeira grande lição de cooperativismo entre as pessoas e a lição final é proveitosa para as ç em idade  escolar.

Tais crianças devem ser incentivadas não só a sua leitura, mas também à dramatização. Devem ser levadas a escolha dos próprios personagens e depois disto, cada  uma delas poderá manifestar a  sua própria opinião.

Após esta etapa, cada um pode escrever em um papel  as etapas da receita que gostou mais.

Nesta fase, de aprendizado a criança está identificando formas, sabores e texturas dos alimentos.

Que cada um deles possa escolher outros ingredientes possíveis e procurar saber como ele chegam a mesa.

Quem são os trabalhadores que existem por trás de uma receita de bolo?

Enfatizar o valor do homem da terra, que com seu esforço, vem nos trazer os ingredientes para nossa alimentação diária.

Mostrar imagens de fazendas e de trabalhadores de culturas diversas, a moagem dos grãos, a plantação de frutas, a ordenha das vacas, o cuidado com  os animais domésticos, etc.

De que é feito cada alimento? Como funciona uma fazenda?

Também, pode ser sugerida a  montagem de uma mini fazenda, com cada aluno trazendo uma peça.

Rosi Mattos

em 06 de dezembro de 2011.

Deixe um comentário

